MADRUGADA LIVRE

00:00h / 05:00h

 

MADRUGADA LIVRE

00:00h / 05:00h

visitante Nº 10725

 
 

MADRUGADA LIVRE

00:00h / 05:00h

 

MADRUGADA LIVRE

00:00h / 05:00h

17ª Semana Nacional de Museus inicia uma programação diferenciada, em Santarém

14/5/2019

17ª Semana Nacional de Museus inicia uma programação diferenciada, em Santarém

Na semana nacional dos museus, Santarém tem uma programação diferenciada. Foi Apresentada no inicio na manhã da segunda-feira (13), atemática que movimentará esses dias.
Com o tema "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições" abre a Semana a uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.
O Centro Cultural João Fona na programação traz novidades em exposições artísticas somado à oportunidade de divulgar as criações de artesãos locais e regionais, entre, a denominada, "Por Detrás da Árvore" da artista de Monte Alegre (PA), Merabe Araújo, que já vive há tempos em Santarém (PA). Formada em pedagogia pela Ufopa, é instrutora de cursos artesanais, empreendedora, qualificada em Meio Ambiente, Saúde e Segurança Operacional. Faz parte das artesãs do Centro de Artesanato do Tapajós. Ministra oficinas artesanais em comunidades quilombolas e ribeirinhas da região. O artesanato é uma das principais fontes de renda de Marabe.
 “No total, 115 peças utilitárias e decorativas estão expostas”, relata a artista.  A produção tem como matéria-prima os resíduos de árvores nativas e peculiares de comunidades interioranas, a espécie, Boeira e compensado, lâminas de madeira. Seu trabalho aprimora-se com o tempo. E por meio da arte ela consegue transmitir o conhecimento e o sentimento. “A muito das belezas naturais, do cotidiano e das emoções do povo da nossa região”, destaca.
Devido às atividades da 17ª Semana Nacional de Museus, o horário do expediente do Museu será das 08h às 20h. O Centro fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, na área da Praça Barão de Santarém. Além das dependências do Centro Cultural João Fona, as atividades da Semana são realizadas no Theatro Victória e no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

VOLTAR

Mensagem enviada com Sucesso!


Fechar